Ideias do Futuro distinguida com Certificação da Qualidade pela multinacional SGS ICS
O processo, que envolveu 8 pessoas, teve início em Janeiro de 2008. Nas palavras do arquitecto Miguel Correia, fundador da Ideias do Futuro, as motivações que levaram a empresa a lançar-se neste projecto foram “A vontade de sermos mais exigentes connosco próprios, mais eficazes e mais competitivos nos mercados interno e externo e, assim, podermos consolidar a confiança dos nossos clientes. O facto de sermos uma empresa pioneira neste âmbito também nos deixa orgulhosos”.
A certificação consiste na avaliação por um Organismo Certificador independente e devidamente acreditado, atestando que a Organização cumpre todos os requisitos de normas reconhecidas. A norma ISO 9001 é o referencial mais reconhecido a nível mundial para Sistemas de Gestão da Qualidade, incorporando importantes princípios de gestão relativos à Focalização nos Clientes, Liderança, Envolvimento das Pessoas e Melhoria Contínua.
O Certificado relativo ao Sistema de Gestão da Qualidade da Ideias do Futuro, para a actividade de “Execução de Projectos de Arquitectura”, foi atribuído pela SGS ICS, um dos maiores organismos internacionais na área da Certificação. Desta forma, a certificação oferece confiança adicional, nomeadamente aos clientes em sectores fortemente regulamentados como a Construção e o Imobiliário. De facto, a empresa Ideias do Futuro é uma das primeiras empresas europeias de arquitectura a obter este certificado.
Ana Pina Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, explica ainda que “através deste Sistema de Gestão e da sua certificação, a produtividade das organizações é reforçada pela reorganização dos processos e a sua imagem é fortalecida pelo prestígio associado às Marcas de Certificação reconhecidas internacionalmente”.
O arquitecto Miguel Correia conclui, dizendo que “Os nossos clientes são igualmente motivo para crescer. Os desafios que nos colocam, os briefings que nos dão, as ideias que nos sugerem e os timings que nos colocam são, sem dúvida, exigências que promovem a inovação”.
Sobre a Ideias do FuturoO ateliê Ideias do Futuro surgiu em 1993 na sequência do trabalho desenvolvido por Miguel Correia no início da sua actividade profissional no ateliê Miguel Correia & Associados, em 1987.
A equipa de trabalho que o integra conta já com meia centena de colaboradores e tem vindo a melhorar e a diversificar as suas competências à medida que os novos desafios se lhe deparam. Hoje, a pluridisciplinaridade e a estabilidade desta equipa são factores determinantes do seu sucesso.
Vocacionado para a arquitectura e contando com colaboradores especializados em urbanismo, reabilitação, paisagismo e design, o ateliê Ideias do Futuro tem desenvolvido trabalhos em áreas tão diversificadas como planeamento urbano, habitação, escritórios, serviços, turismo, cultura, educação, equipamentos desportivos e de lazer, infra-estruturas de transportes e, ainda, espaços exteriores. São igualmente de referir trabalhos de investigação e a participação em concursos nacionais e internacionais.
Na Ideias do Futuro cada trabalho é visto como um novo desafio para o qual se procura uma solução eficaz, criativa e integrada.
O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.